Você sabia que um idoso com esquecimentos leves, dificuldades para dormir, irritabilidade, dores crônicas de difícil controle pode estar com depressão ?
Sim !
A depressão na pessoa acima de 60 anos pode se apresentar de maneira atípica, e por isso muitas vezes é subdiagnosticado e subtratado.
Muitos ainda acreditam que a pessoa idosa é naturalmente esquecida, dorme mal e é rabujenta simplismente devido à idade.
Este tipo de pensamento não procede, e acaba por estigmatizar a pessoa idosa.
Em uma avaliação clínica detalhada, o profissional da saúde conseguirá verificar em detalhes a origem das queixas clínicas apresentadas pelo paciente idoso. É o que chamamos de Avaliação Geriátrica Ampla (consiste em uma conversa sobre os sintomas apresentados, e, possíveis "gatilhos" ou situações relacionadas ao aparecimento destes sintomas); aplicação do que chamamos de testes de rastreio, onde se consegue identificar funcionamento cerebral / memória e alterações do humor).
Envelhecer com qualidade é possível e necessário.
O primeiro passo é oferecer a oportunidade de tratamento !
Atualmente existem diversos tipos de medicamentos para tratar a depressão, os quais são seguros e efetivos no paciente idoso.
Estimular uma mudança no estilo de vida é importante também - como iniciar atividade físicas (mesmo que leves), e, participar de atividades em grupos (sejam os grupos da terceira idade, ou cursos diversos).
Não há idade para ser feliz : )